Tecnologia
a Serviço da inclusão
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Acessibilidade,
inclusão e tecnologias.
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Nome:
Antônio Marcos da Silva – RU: 1808934
Polo:
Lençóis Paulista

Será que os aplicativos e ferramentas tecnológicas são
suficientes para inclusão escolar? Inclusão de quem?
Para o bem o para o mal, estamos sendo impelidos rumo a
uma ordem global que ninguém compreende plenamente mas cujos efeitos se fazem
sentir sobre todos nós.
As tecnologia sem
sombra de dúvida, são produtos de uma sociedade e de uma cultura e aqui ao
invés de enfatizar o impacto das tecnologias
poderíamos pensar a cultura como uma dinâmica das representações e a
sociedade como pessoas, seus laços, suas trocas, suas relações de força e a
técnica/tecnologias como artefatos eficazes que carregam consigo esquemas
imaginários, implicações sociais e culturais bastante variadas onde seu uso
cristalizam relações de poder sempre diferentes entre os indivíduos. Os operários das indústrias
têxteis do sec. XIX que foram escravizados em função das máquinas a vapor
enquantoos computadores pessoais aumentaram a capacidade de agir e de
comunicação dos indivíduos.
Desse modo podemos pensar que a técnica é produzida
dentro de uma cultura, e a sociedade encontra-se condicionada por suas
técnicas, e que essas técnicas não são determinantes então cabe uma reflexão
sobre a questão de inclusão dentro de uma cultura globalizada a qual não dar
conta do todo.
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Tema: Tecnologias a serviço
da inclusão.
Quando pensamos em inclusão não podemos deixar de
considerar que todos temos deficiência no que se refere ao auditivo e a visão
entre outras deficiências e que enquanto não acontecer uma mudança na educação
básica, em seu currículo com a inclusão de libras e braile como matéria básica
iremos continuar patinando, criando aplicativos, ferramentas, atalhos que
deixaram o caminho mais longo e o objetivo mais distante de ser alcançado. Vale
ressaltar que qualquer movimento que traga esse discussão qualquer ferramenta
que surja com o intuito de auxiliar serão todos bem vindos tendo em vista que
serão portas que deverão se abrir para uma discussão maior.
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