Tecnologia como Estratégia Pedagógica




Foto cedida pelo blog: deslocada da informática. blogspot


Em 2015 dados do IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA) revelaram que 6,2% da população tem algum tipo de deficiência, a Pesquisa Nacional de Saúde considerou quatro tipos de deficiência: Visual, Auditiva, Intelectual e Física. Esse levantamento foi divulgado pelo IBGE com parceria do Ministério da Saúde no dia 21 de agosto de 2015. Diante desses dados vemos que as nossas escolas estão à medida do possível se adaptando e os professores buscando cada vez mais alternativas pra conseguirem incluir esses alunos. Uma das alternativas que estão buscando é as novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação que podem ser usadas como ou através de Tecnologias Assistivas, que é quando utilizamos o computador como ferramenta pedagógica, onde a utilização dele se faz necessária para a execução das tarefas e assim alcançar seus objetivos, proporcionado as pessoas com deficiência uma maior autonomia e independência. Assim as TICs vêm se tornando instrumentos concretos que possibilitam condições para os alunos poderem interagir, relacionar-se dando a eles acessibilidade aos conteúdos e proporcionando aprendizagem significativa. O computador passa a ser um meio e não um fim em si mesmo, o professor como mediador deve ter um planejamento com estratégias delineadas, estabelecendo conteúdos e objetivos e sempre avaliando o processo de aprendizagem.



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Foto cedida pelo site: depositphotos.com

Entrevistando a professora do terceiro ano do Ensino Fundamental I, ela relatou ter uma aluna de 10 anos, com baixa visão e déficit de atenção, e que apresenta algumas dificuldades de aprendizagens, então com o apoio da coordenadora pedagógica, resolveu como estratégia de apoio, apresentar para a sala durante as aulas de informática, a Plataforma KHAN ACADEMY, integrando as aulas de matemática, as aulas acontecem duas vezes na semana, durante as aulas a professora faz adaptação de uma tela de TV, para aumentar o campo de visão dela, usando o computador como um recurso físico para melhorar a condição visual do aluno, e o Khan na parte pedagógica como ferramenta adaptativa de aprendizagem, a plataforma é adaptativa, aberta, gratuita, acessível para todos, permitindo ao aluno aprender matemática de uma forma diferente, divertida, e o melhor no seu próprio ritmo.

Como a plataforma oferece aprendizado personalizado para todas as idades, com exercícios, vídeos e um painel de acompanhamento individual, assim a professora consegue acompanhar as dificuldades de cada um e seus avanços. Como o aplicativo permite ao aluno avançar segundo suas habilidades, a aluna está conseguindo avançar e ter um aprendizado significativo, conseguindo até criar um vínculo com a professora e com outros alunos que durante as atividades se oferece pra ajudá-la, a professora gostaria de poder ter mais tempo pra poder trabalhar dessa forma dentro da sala de aula, com aplicativos que favorecem o aluno de forma individual, e que consegue mostrar ao professor o seu avanço, possibilitando avaliar o quanto esse aluno consegue avançar, dentro dos seus limites, mas ainda a escola não consegue ampliar essas aulas por não terem computadores disponíveis, pois a professora gostaria de utilizar a ferramenta para as aulas de português, pois o interesse dos alunos a motiva a querer avançar. A professora diz que os professores precisam  de mais formações, mais ferramentas pedagógicas e equipamentos que possam ser utilizados por eles, porque a inclusão já está acontecendo e esses alunos precisam de professores capacitados para recebê-los. 

Silvana Ribeiro Ludovico – RU: 732479
Lençóis Paulista – SP
22/08/2017



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