Tecnologia
como Estratégia Pedagógica
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cedida pelo blog: deslocada da informática. blogspot
Em 2015 dados do IBGE
(INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA) revelaram que 6,2% da
população tem algum tipo de deficiência, a Pesquisa Nacional de Saúde
considerou quatro tipos de deficiência: Visual, Auditiva, Intelectual e Física.
Esse levantamento foi divulgado pelo IBGE com parceria do Ministério da Saúde
no dia 21 de agosto de 2015. Diante desses dados vemos que as nossas escolas
estão à medida do possível se adaptando e os professores buscando cada vez mais
alternativas pra conseguirem incluir esses alunos. Uma das alternativas que
estão buscando é as novas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação que
podem ser usadas como ou através de Tecnologias Assistivas, que é quando
utilizamos o computador como ferramenta pedagógica, onde a utilização dele se
faz necessária para a execução das tarefas e assim alcançar seus objetivos,
proporcionado as pessoas com deficiência uma maior autonomia e independência.
Assim as TICs vêm se tornando instrumentos concretos que possibilitam condições
para os alunos poderem interagir, relacionar-se dando a eles acessibilidade aos
conteúdos e proporcionando aprendizagem significativa. O computador passa a ser
um meio e não um fim em si mesmo, o professor como mediador deve ter um
planejamento com estratégias delineadas, estabelecendo conteúdos e objetivos e
sempre avaliando o processo de aprendizagem.
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cedida pelo site: depositphotos.com
Entrevistando a professora
do terceiro ano do Ensino Fundamental I, ela relatou ter uma aluna de 10 anos,
com baixa visão e déficit de atenção, e que apresenta algumas dificuldades de
aprendizagens, então com o apoio da coordenadora pedagógica, resolveu como
estratégia de apoio, apresentar para a sala durante as aulas de informática, a
Plataforma KHAN ACADEMY, integrando as aulas de matemática, as aulas acontecem
duas vezes na semana, durante as aulas a professora faz adaptação de uma tela
de TV, para aumentar o campo de visão dela, usando o computador como um recurso
físico para melhorar a condição visual do aluno, e o Khan na parte pedagógica
como ferramenta adaptativa de aprendizagem, a plataforma é adaptativa, aberta,
gratuita, acessível para todos, permitindo ao aluno aprender matemática de uma
forma diferente, divertida, e o melhor no seu próprio ritmo.
Como a plataforma oferece
aprendizado personalizado para todas as idades, com exercícios, vídeos e um
painel de acompanhamento individual, assim a professora consegue acompanhar as
dificuldades de cada um e seus avanços. Como o aplicativo permite ao aluno
avançar segundo suas habilidades, a aluna está conseguindo avançar e ter um
aprendizado significativo, conseguindo até criar um vínculo com a professora e
com outros alunos que durante as atividades se oferece pra ajudá-la, a
professora gostaria de poder ter mais tempo pra poder trabalhar dessa forma
dentro da sala de aula, com aplicativos que favorecem o aluno de forma
individual, e que consegue mostrar ao professor o seu avanço, possibilitando
avaliar o quanto esse aluno consegue avançar, dentro dos seus limites, mas
ainda a escola não consegue ampliar essas aulas por não terem computadores
disponíveis, pois a professora gostaria de utilizar a ferramenta para as aulas
de português, pois o interesse dos alunos a motiva a querer avançar. A
professora diz que os professores precisam
de mais formações, mais ferramentas pedagógicas e equipamentos que
possam ser utilizados por eles, porque a inclusão já está acontecendo e esses
alunos precisam de professores capacitados para recebê-los.
Silvana Ribeiro Ludovico – RU: 732479
Lençóis Paulista – SP
22/08/2017
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