Segundo dados do Censo Escolar 2008/2009, realizado pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos tem deficiência visual nos país. Desse total, 51.311 são os chamados estudantes com baixa visão, e 4.604 são totalmente cegos. Cada vez mais, as escolas estão recebendo esses alunos portadores de deficiência. Com isso necessitamos da ajuda da tecnologia para realizar as atividades com esses alunos, o computador têm sido um forte aliado nessa tarefa. Existe alguns Softwares desenvolvidos justamente para atendes as necessidades desses alunos, o que facilita muito no aprendizado deles, é também uma maneira deles interagirem melhor com a sociedade e o mundo que os cerca.
A informática adaptada para o deficiente visual tem três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, leem tudo o que está na tela do computador, ideais para os totalmente cegos. Os ampliadores são bons para os que tem baixa visão, o programa amplia imagens, textos e cria contrastes para facilitar a leitura. Já os digitalizadores transformam textos em sons. Existe um aplicativo muito bom chamado DOSVOX, é um aplicativo gratuito para ser baixado.
A professora do 5º ano de História, utiliza esse aplicativo em sua sala de aula com seu aluno que é totalmente cego. Ela conta que é muito bom esse aplicativo, que facilita muito as aulas e o aprendizado dele, além de ser uma ótima ferramenta para a interação com os outros alunos. “Se não tivesse esse e outros recursos tecnológicos, não sei o que seria das minhas aulas”, diz a professora.

É muito bom saber que a tecnologia contribui e muito também para o avanço da educação. A parceria do Ministério da Educação com os Estados, Municípios e alguns projetos como o Projeto Livro Acessível, tem como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular.


Gisela Toniolo Cian - RU: 1799674
PatriciaGuillen Guedes Garaveli - RU: 50065

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog