COMO COLORIR UM MUNDO SEM INCLUSÃO?
Fonte:
http://emag.governoeletronico.gov.br/cursoconteudista/introducao/deficiencia-daltonismo.html
Lidamos com diferentes
tipos de pessoas todos os dias em nosso cotidiano, e com o tempo aprendemos a
particularidade de cada um e como alguns detalhes podem ser parecidos com os
nossos… O nome disto é socializar, o ato de interagir com outro sujeito em um
mesmo ambiente compartilhando ideias e identificando igualdades entre si.
Tendo isso em mente a
escola municipal Santa Selestina localizada no interior de São José do Rio
Preto resolveu ver um fator que até então era considerado “neutro” nas demais
instituições de ensino, a inclusão dos deficientes visuais, pauta pouco tratada
no meio levando em consideração que as demais necessidades especiais acabam
tomando a frente nos projetos de inclusão da pauta escolar.
Quem colocou esse
assunto para jogo foi a professora Ana Paula Fernandes Jocelim, de 37 anos,
formada em Pedagogia e com duas pós graduações (Aplicabilidade em linguagem de
sinais e Educação especial), que atualmente fica encarregada das aulas da
disciplina de artes da escola. Porém foram com os alunos Kauã e Eduardo do 3º
ano A que ela realmente sentiu a falta de suporte nas necessidades visuais.
“Como sempre eu inicio o
ano letivo apresentando as cores primarias aos alunos e como aplicá-las em
desenhos do cotidiano deles, porém com os meninos (Kauã e Eduardo) foi
diferente, mesmo já sabendo do daltonismo avançado que ambos tinham até aquele
momento não foi algo que atrapalhou a educação deles, até que eu entreguei aos
alunos uma folha de papel sulfite com uma árvore impressa para eles colorirem,
e após introduzir a cor verde e responder as dúvidas da sala notei que os dois
estavam muito perdidos na hora da escolha da cor das folhas da copa da árvore e
seus coleguinhas estavam zombando deles pela dificuldade.” Disse ela.
Após o término da aula a
professora Ana começou a pesquisar uma forma para que os alunos entendessem que
o daltonismo era algo sério e não um motivo de chacota.
“Fiz várias pesquisas
até encontrar algo que fosse acessível já que grande parte da sala já tinha um
smartphone ou já teve contato com o aparelho dos pais ou amigos”, ela encontrou
um aplicativo chamado Daltonize Me Camera.
“Você pode imaginar como
um daltônico enxerga o mundo? O Daltonize Me Camera oferece ajuda para
daltônicos além de simular daltonismo.
Como funciona: o
aplicativo fornece filtros para câmera em tempo real simulando todos os 3 tipos
de daltonismo, e para daltônicos o aplicativo oferece ajuda com o complexo
algoritmo daltonize funcionando em tempo real com alta performance usando o
máximo da aceleração de hardware OpenGL.
É bom porque: facilita o
aprendizado de crianças daltônicas que podem identificar melhor as cores de
brinquedos e livros. Disponível para iOS.
Com isso ela conseguiu
mostrar para os alunos a forma com que os amiguinhos viam o mundo e assim fez
com que eles entendessem que cada um vê o mundo de uma forma, independentemente
da cor o que importa é apreciar a beleza que a vida nos proporciona.
“Aplicativo interessante
pois usa a câmera do seu iPhone para mostrar como seria a visão de um
daltônico. Tem as configurações para daltônicos de verde, vermelho e azul. Logo
abaixo, mostra a câmera normal, e depois ainda uma visão corretora para cada
tipo de daltonismo. Assim, ajuda quem é daltônico a ver as cores de maneira
mais natural.”.
A única dificuldade que
a professora encontrou foi a disponibilidade de plataformas do aplicativo, já
que ele só é compatível com o IOS, porém já foi pauta da última reunião de pais
e agora em conjunto com todo o corpo docente e alunos eles estão tentando
desenvolver novas formas de aplicar o daltonismo no dia a dia escolar, e para o
ano que vem a professora tem como objetivo ampliar o seu projeto para toda a
escola e segundo ela “dar voz a quem precisa ser visto”, com um projeto
científico e petição para a viabilização desta necessidade na grade escolar dos
próximos anos.
Por: Jenifer Natalie Paulino Pedro, RU: 1267881
Vitor Augusto Sganzella, RU:1273721
Uninter, Lençóis Paulista
Data: 02/09/2017
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