A tecnologia
à favor da educação inclusiva
Software Holos
- Sistema Educacional para alunos portadores de deficiências
http://swbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/07/zzzzzzimagel-7.jpg
A tecnologia faz parte da realidade de todos os
seres humanos hoje em dia,sendo também um meio acessível no âmbito escolar para
auxiliar na inclusão de portadores de deficiências,garantindo para os mesmos o
acesso ao conhecimento e dando a oportunidade á eles de mostrar sua capacidade como qualquer cidadão
considerado pela sociedade "normal".
Na escola "E.M.E.I.F Professor Nelson
Brollo",cidade de Lençóis Paulista-SP
na sala de Atendimento Educacional Especializado(AEE) utiliza-se o software Holos -Sistema
Educacional desenvolvido pela APAE de Bauru-SP,que é um sistema cujas
principais finalidades estão voltadas ao desenvolvimento de habilidades e
competências cognitivas,linguísticas,sócio-afetivas,motoras e educação em
direito e cidadania,que ocorrerem por meio das atividades
de:Filmes,Sobreposição,Ligação,Quebra-cabeça,Jogo de Conjunto,Jogo de
Memória,Trabalho e Direito e Cidadania.O software auxilia a educadora
responsável pelo atendimento dos portadores de deficiências incluídos na escola
regular a montar aulas,garantindo estratégias para seu desenvolvimento global e
a aquisição de habilidades básicas.
Uma aluna dada como exemplo pela educadora desta
sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é utilizado o software
Holos como recurso no atendimento ,é Maria Eduarda que possui deficiência
física e multíplas com severas limitações motoras, sendo o software um recurso
indispensável no seu processo de ensino-aprendizagem,como relata a educadora
:"O software Holos me auxilia no desenvolvimento de atividades para a
Maria Eduarda como por exemplo, uma foto
que faça parte do cotidiano da aluna , a imagem irá se transformar em um
divertido quebra-cabeça, jogos de conjuntos ou memória. É um programa que serve
tanto para o deficiente quanto para a família e
nós educadores. Por isso que se chama Holos, que significa
universal,tornando possível ,prazeroso e significativo o processo de aprendizagem e possibilitando a
interação da aluna neste processo já que possui tantas limitações.Neste caso
específico a tecnologia deste software entra como potencializador na construção
do conhecimento da aluna dando à ela a oportunidade de participar efetivamente
no seu processo de aprendizagem."
Além de imagens, o sistema também usa palavras,
sons e letras que podem se adequar de acordo com as necessidades de
aprendizagem. “O mesmo conteúdo que o professor usar durante a aula, pode
alimentar o banco de dados e promover jogos sobre o assunto”, explica a
educadora.
Como percebemos neste exemplo citado acima, a tecnologia nos dias atuais,proporciona
à educação inclusiva meios favoráveis de tornar essa inclusão efetiva no âmbito
escolar,dando ao aluno portador de deficiências o desenvolvimento enquanto indivíduo não apenas pertencente do meio,mas participante de diferentes
contextos sociais,garantindo também a autonomia,acessibilidade,socialização e
aprendizagem desse aluno inclusivo.
Como cita Radabaugh,1993:"Para as pessoas
sem deficiência,a tecnologia torna as coisas mais fáceis.Para as pessoas com
deficiência,a tecnologia torna as coisas possíveis."
Referênciasbibliográficas: https://www.google.com.br/search?q=frase+sobre+inclus%C3%A3o+Radabaugh
https://silas.informática.blogspot.com.br
Por -Patricia Tangerino Figueiredo ,Ru:569858
Polo – Lençóis Paulista
Data :08-09-2017
Comentários
Postar um comentário