A tecnologia à favor da educação inclusiva
Software Holos - Sistema Educacional para alunos portadores de deficiências


http://swbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/07/zzzzzzimagel-7.jpg

A tecnologia faz parte da realidade de todos os seres humanos hoje em dia,sendo também um meio acessível no âmbito escolar para auxiliar na inclusão de portadores de deficiências,garantindo para os mesmos o acesso ao conhecimento e dando a oportunidade á eles de mostrar  sua capacidade como qualquer cidadão considerado pela sociedade "normal".
Na escola "E.M.E.I.F Professor Nelson Brollo",cidade de Lençóis Paulista-SP  na sala de Atendimento Educacional Especializado(AEE)   utiliza-se o software Holos -Sistema Educacional desenvolvido pela APAE de Bauru-SP,que é um sistema cujas principais finalidades estão voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas,linguísticas,sócio-afetivas,motoras e educação em direito e      cidadania,que  ocorrerem por meio das atividades de:Filmes,Sobreposição,Ligação,Quebra-cabeça,Jogo de Conjunto,Jogo de Memória,Trabalho e Direito e Cidadania.O software auxilia a educadora responsável pelo atendimento dos portadores de deficiências incluídos na escola regular a montar aulas,garantindo estratégias para seu desenvolvimento global e a aquisição de habilidades básicas.
Uma aluna dada como exemplo pela educadora desta sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é utilizado o software Holos como recurso no atendimento ,é Maria Eduarda que possui deficiência física e multíplas com severas limitações motoras, sendo o software um recurso indispensável no seu processo de ensino-aprendizagem,como relata a educadora :"O software Holos me auxilia no desenvolvimento de atividades para a Maria Eduarda como  por exemplo, uma foto que faça parte do cotidiano da aluna , a imagem irá se transformar em um divertido quebra-cabeça, jogos de conjuntos ou memória. É um programa que serve tanto para o deficiente quanto para a família e  nós educadores. Por isso que se chama Holos, que significa universal,tornando possível ,prazeroso e significativo o  processo de aprendizagem e possibilitando a interação da aluna neste processo já que possui tantas limitações.Neste caso específico a tecnologia deste software entra como potencializador na construção do conhecimento da aluna dando à ela a oportunidade de participar efetivamente no seu processo de aprendizagem."
Além de imagens, o sistema também usa palavras, sons e letras que podem se adequar de acordo com as necessidades de aprendizagem. “O mesmo conteúdo que o professor usar durante a aula, pode alimentar o banco de dados e promover jogos sobre o assunto”, explica a educadora.
Como percebemos neste exemplo citado  acima, a tecnologia nos dias atuais,proporciona à educação inclusiva meios favoráveis de tornar essa inclusão efetiva no âmbito escolar,dando ao aluno portador de deficiências o desenvolvimento enquanto indivíduo não apenas pertencente do meio,mas participante de diferentes contextos sociais,garantindo também a autonomia,acessibilidade,socialização e aprendizagem desse aluno inclusivo.
Como cita Radabaugh,1993:"Para as pessoas sem deficiência,a tecnologia torna as coisas mais fáceis.Para as pessoas com deficiência,a tecnologia torna as coisas possíveis."

Referênciasbibliográficas: https://www.google.com.br/search?q=frase+sobre+inclus%C3%A3o+Radabaugh
                                            https://silas.informática.blogspot.com.br


Por -Patricia Tangerino Figueiredo ,Ru:569858
Polo – Lençóis Paulista
Data :08-09-2017


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog