Uso
da Lousa Digital nas escolas e para inclusão
http://lousadigitalpedagogia.blogspot.com.br/
Como Já se sabe as novas Tecnologias de informação e comunicação – TICs vêm se tornando de forma crescente, um importante instrumento de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo.
O uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse que facilita o seu processo educacional. Uma vez que a Educação Especial iguala as oportunidades, a evolução das tecnologias desenvolve-se especialmente numa tentativa de atender essas diferenças integrando essas crianças e garantindo condições para a construção do conhecimento.
As lousas digitais facilitam ainda mais o aprendizado de alunos com deficiência, assim eles podem desenhar escrever, acessar a internet, brincar com jogos educativos, coisas que com a lousa comum não era permitido devido parte motora de algumas crianças. É possível ampliar as letras para os alunos que enxergam pouco, emite sons, no qual pode auxiliar na fala da criança. Fica mais fácil trabalhar com a atenção e concentração e a coordenação motora fina, ajudando também os professores que podem utilizar recursos sonoros. Tudo isso ajuda na inclusão social, trabalhar com a diversidade e dar autonomia aos estudantes que são portadores de algum tipo de deficiência.
Os materiais produzidos com os recursos da lousa digital conseguem abranger múltiplos estímulos, como a audição, a visão e o tato, assim, integrar o uso da lousa Digital à metodologia de ensino transformando as possibilidades que a Lousa oferece em ações pode beneficiar e motivar estas crianças portadoras de necessidades especiais com práticas educativas dinâmicas, estimulando e permitindo a interação de todos. As atividades produzidas na Lousa Digital podem ajudar a conviver com as diferenças e a respeitar a opinião do colega, pois, as atividades são observadas pelos colegas enquanto estão sendo feitas, todos dão suas opiniões participam, incentivam e esperam que o colega acabe para fazer a sua.
Por Ana Paula R. Macconi
UNINTER – Lençóis Paulista
13/09/2017
Comentários
Postar um comentário