11 de Setembro de 2017
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FAVORECEM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA
Dayane Labib da Fonseca – 1352144
Izamari Tereza Breda Rosa – 1355357
Maiara Roberta Rizzatto - 1395888
Polo – Lençóis Paulista - SP
As tecnologias invadiram a educação na intenção de colaborar para a ampliação e construção de novos conhecimentos, capacidades, desenvolvimento das mais variadas habilidades no que se refere ao aspecto cognitivo, social e perceptivo motor de cada cidadão. Assim, no mundo contemporâneo pós-moderno, o uso das tecnologias assistivas tornou-se uma ferramenta que favorece a aprendizagem não se restringindo apenas aos recursos em sala de aula, mas por toda a escola, levando acesso e participação não somente aos instrutores/professores como principalmente aos alunos durante todo seu processo de aprendizado.
Para o educador que trabalha na área da Educação Especial com o Atendimento Educacional Especializado – AEE, existe uma grande preocupação em preparar os jovens principalmente na inclusão destes comNecessidades Educacionais Especiais – NEE, nas escolas regulares e também para o mercado de trabalho. Torna-se um desafio para este educador dentro das possibilidades inerentes a cada jovem acompanha-los na inserção das novas tecnologias, que se fazem presentes na educação e no seu dia a dia contribuindo para sua interação social e sua aprendizagem.
Alguns educadores geralmente confundem a Tecnologia Educacional com a Tecnologia Assistiva, Bersch (2013) nos esclarece em seus estudos, de maneira significativa, esta diferença:
Quando então a tecnologia pode ser considerada Assistiva no contexto educacional? Quando ela é utilizada por um aluno com deficiência e tem por objetivo romper barreiras sensoriais, motoras ou cognitivas que limitam/impedem seu acesso às informações ou limitam/impedem o registro e expressão sobre os conhecimentos adquiridos por ele; quando favorecem seu acesso e participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos; quando possibilitam a manipulação de objetos de estudos; quando percebemos que sem este recurso tecnológico a participação ativa do aluno no desafio de aprendizagem seria restrito ou inexistente. São exemplos de TA no contexto educacional os mouse s diferenciados, teclados virtuais com varreduras e acionadores, softwares de comunicação alternativa, leitores de texto, textos ampliados, textos em Braille, textos com símbolos, mobiliário acessível, recursos de mobilidade pessoal etc. (BERSCH, 2013, p.12).
Assim, concluímos que a Tecnologia Assistiva deverá ser desenvolvida não apenas nas instituições educacionais mas também em todos os espaços onde encontramos pessoas com deficiências. Todo este trabalho tecnológico deverá ser direcionado aos seus usuários tendo como foco o conhecimento de suas necessidades pessoais e identificação de suas habilidades, através de uma triagem prévia. A partir do momento que estas pessoas passam a interagir e aprender através das novas tecnologias, melhoram consideravelmente suas relações sociais e pessoais, conquistando respeito e aumentando sua auto-estima.
Referências:
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre- RS, 2013. Disponível em:< http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf >https://petpedufba.wordpress.com/2015/10/13/tecnologias-assistivas-ta/
Acesso em: 11 set 2017.
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