A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO COM A INCLUSÃO

Fonte: http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/

Foi desde o dia 2 de janeiro de 2016 quando entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, que todos da área da Educação, tanto como, diretores, coordenadores e professores tiveram que começar a trabalhar dentro da gestão escolar adaptando o ambiente para o recebimento desta inserção que aceita qualquer tipo de criança com deficiência, tendo o desafio de promoverem o conhecimento e a educação para cada uma delas, independentemente de sua deficiência ou necessidade do aluno na dificuldade que se obtém.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 45,6 milhões de brasileiros declaram ter algum tipo de deficiência, sendo que 2,5 milhões deles têm entre 4 e 17 anos, ou seja, estão em período escolar e encontram barreiras para estudar. A maior barreira é um meio que enfatize a sua aprendizagem, dando auxílio e apoio na educação do aluno.

Para isso, as alternativas de métodos de como trabalhar com esses alunos foram aparecendo no decorrer dos dias, e algo que chama a atenção é a tecnologia que tem sido uma ferramenta curiosa e atraente para este quesito. A tecnologia surgiu como um caminho, uma ferramenta de inclusão que possa auxiliar nas necessidades especiais, não só dos alunos, mas de todos que se encaixa neste quadro.

Com um uso correto das mais diversas ferramentas tecnológicas e com orientações bem definidas das atividades curriculares por parte do professor, pode se promover uma maior diversidade de situações de construção das aprendizagens, fomentando uma maior motivação, uma melhor assimilação de conceitos e de processos mais complexos e a possibilidade de garantir mais empenho e esforço por parte do aluno nas atividades escolares.

Tendo a tecnologia como um meio acessível para estes, podemos compreender e analisar as ferramentas que se utilizam para o ensino do educando. Uma das ferramentas que nos chama a atenção, é a mesa digital, chamada PlayTable que é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, que surgiu de duas empresas catarinenses, uma ligada a tecnologia e a outra a produção de jogos educativos.

Essa mesa torna a aula mais dinâmica e também ajuda os alunos com deficiência. A escola de Fraiburgo de rede pública comprou 15 mesas para a escola. Os alunos têm incentivo em participar das aulas, pois aprendem brincando. A mesa é de fácil usabilidade, conta com aplicativos tradicionais, como matemática, português e história e etc.

A Mesa conta até mesmo com aplicativos que estimulam os alunos na aprendizagem, na percepção com jogos de raciocínio logico. Ela possui a tela com muita sensibilidade, recebendo o comando do dedo ou até mesmo de objetos como pinceis.

A tecnologia se for bem utilizada de forma positiva, juntamente com o projeto pedagógico da escola, enfatizando a forma dinâmica do andamento da aula, pode se obter, e ter um sucesso tamanho em seu resultado, tendo um avanço na aprendizagem dos alunos em sala de aula. 

Por Talita Medeiros Proença, RU 1236961

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