A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO
COM A INCLUSÃO
Fonte: http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
Foi desde o dia 2 de
janeiro de 2016 quando entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, que todos
da área da Educação, tanto como, diretores, coordenadores e professores tiveram
que começar a trabalhar dentro da gestão escolar adaptando o ambiente para o
recebimento desta inserção que aceita qualquer tipo de criança com deficiência,
tendo o desafio de promoverem o conhecimento e a educação para cada uma delas,
independentemente de sua deficiência ou necessidade do aluno na dificuldade que
se obtém.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), mais de 45,6 milhões de brasileiros declaram ter
algum tipo de deficiência, sendo que 2,5 milhões deles têm entre 4 e 17 anos,
ou seja, estão em período escolar e encontram barreiras para estudar. A maior
barreira é um meio que enfatize a sua aprendizagem, dando auxílio e apoio na
educação do aluno.
Para isso, as alternativas
de métodos de como trabalhar com esses alunos foram aparecendo no decorrer dos
dias, e algo que chama a atenção é a tecnologia que tem sido uma ferramenta
curiosa e atraente para este quesito. A tecnologia surgiu como um caminho, uma
ferramenta de inclusão que possa auxiliar nas necessidades especiais, não só
dos alunos, mas de todos que se encaixa neste quadro.
Com um uso correto das mais diversas ferramentas tecnológicas e com orientações bem definidas das
atividades curriculares por parte do professor, pode se promover uma maior
diversidade de situações de construção das aprendizagens, fomentando uma maior
motivação, uma melhor assimilação de conceitos e de processos mais complexos e
a possibilidade de garantir mais empenho e esforço por parte do aluno nas
atividades escolares.
Tendo a tecnologia como um
meio acessível para estes, podemos compreender e analisar as ferramentas que se
utilizam para o ensino do educando. Uma das ferramentas que nos chama a
atenção, é a mesa digital, chamada PlayTable que é a primeira mesa digital
desenvolvida no Brasil, que surgiu de duas empresas catarinenses, uma ligada a
tecnologia e a outra a produção de jogos educativos.
Essa mesa torna a aula
mais dinâmica e também ajuda os alunos com deficiência. A escola de Fraiburgo
de rede pública comprou 15 mesas para a escola. Os alunos têm incentivo em
participar das aulas, pois aprendem brincando. A mesa é de fácil usabilidade,
conta com aplicativos tradicionais, como matemática, português e história e
etc.
A Mesa conta até mesmo com
aplicativos que estimulam os alunos na aprendizagem, na percepção com jogos de
raciocínio logico. Ela possui a tela com muita sensibilidade, recebendo o
comando do dedo ou até mesmo de objetos como pinceis.
A tecnologia se for bem utilizada
de forma positiva, juntamente com o projeto pedagógico da escola, enfatizando a
forma dinâmica do andamento da aula, pode se obter, e ter um sucesso tamanho em
seu resultado, tendo um avanço na aprendizagem dos alunos em sala de aula.
Por Talita Medeiros Proença, RU 1236961
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