Tecnologia a favor da inclusão

Tecnologia a favor da inclusão

Software TextAloud é o novo auxiliar de alunos com deficiência visual em escola da rede estadual, a ferramenta tem a função de transformar textos em áudio.

Por Daniela Corrêa e Mirella Dias     28 de agosto de 2017
Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, mais de 45,6 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência, onde, 2,5 milhões deles estão em idade escolar, há cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais e quase 10 milhões de deficientes auditivos. Os números, ainda que expressivos, não são suficientemente capazes de demonstrar o que é a realidade para essas pessoas, por tanto notamos a importância do uso da tecnologia a serviço da inclusão.
Com os avanços da tecnologia a cada segundo, já é possível contar com ferramentas que auxiliem deficientes de todos os tipos em seu dia-a-dia, e melhor, contribui nas rotinas escolares, lugar onde um dia já foram totalmente excluídos, hoje faz o uso dessas novidades para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de seus educandos. A proposta de usar a tecnologia é estimular a aprendizagem e incluir os deficientes no ambiente escolar, por isso é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças de forma lúdica para o seu desenvolvimento.
Hoje os computadores podem ser utilizados por todos os aluno, inclusive os com deficiência, seja qual for sua modalidade, visto que atualmente existe no mercado uma grande variedade de softwares que atendem as especificidades de cada deficiência.
Esse é o caso da escola estadual “Prof. Cecilia Guimarães Bento”, localizada no município de Arandu-SP, nas disciplinas que exigem a leitura e compreensão de textos a escola disponibiliza um notebook a cada aluno com deficiência visual, onde o professor prepara sua aula e coloca no software TextAloud, onde o mesmo transforma os textos em áudios, a diretora da Instituição escolar nos conta: “A necessidade dessa nova ferramenta surgiu no início de nosso ano letivo,  quando recebemos 5 novos alunos com deficiência visual, já que antes contávamos com apenas 1; antes a gente dava um “jeitinho”, geralmente havia uma estagiária para auxiliar aquele único aluno, mas com a demanda de 6 alunos confesso que toda a equipe ficou assustada, foi onde uma professora deu essa ideia inovadora”. O software permite que o aluno sozinho de início aos áudios no momento que desejar, é utilizado por alunos do 6° ano do ensino fundamental (11 anos) ao 3° colegial (17 anos), ou seja, é de fácil manuseio, permite que qualquer um possa utiliza-lo.




Esse software TextAloud é um programa que permite sintetizar e gravar a fala a partir de textos, pode ser utilizado como auxiliar de leitura, correio eletrônico, páginas da web, livros em formatos digitais, entre outros, podendo ser utilizado não apenas por pessoas com deficiência visual, mas também com deficiência mental, dislexia oucomo ferramenta de comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação verbal. Seu impacto depende de como essa tecnologia vai ser adotada pela escola e pelos seus profissionais, uma das maneira de obter sucesso com essas tecnologias é por meio de uma formação continuada dos educadores. Pode se observar que as estratégias, a escolha dos softwares educativos e o planejamento das atividades são de suma importância, uma vez que permite a compreensão e a realização correta das atividades propostas. 
http://cdn.blog.psafe.com/blog/wp-content/uploads/2015/06/leitor-tela.jpg



Alunas:
Daniela Niza Prado- RU 1174979
Mirella Taiane Dias dos Santos- RU 1144863
Lençóis Paulista-SP
28/08/2017


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog