Tecnologia a favor da inclusão
Tecnologia a
favor da inclusão
Software
TextAloud é o novo auxiliar de alunos com deficiência visual em escola da rede
estadual, a ferramenta tem a função de transformar textos em áudio.
Por Daniela Corrêa e Mirella
Dias 28 de agosto de 2017
Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística) de 2010, mais de 45,6 milhões de brasileiros tem algum
tipo de deficiência, onde, 2,5 milhões deles estão em idade escolar, há cerca
de 6,5 milhões de deficientes visuais e quase 10 milhões de deficientes
auditivos. Os números, ainda que expressivos, não são suficientemente capazes
de demonstrar o que é a realidade para essas pessoas, por tanto notamos a
importância do uso da tecnologia a serviço da inclusão.
Com os avanços da tecnologia a cada segundo, já é
possível contar com ferramentas que auxiliem deficientes de todos os tipos em
seu dia-a-dia, e melhor, contribui nas rotinas escolares, lugar onde um dia já
foram totalmente excluídos, hoje faz o uso dessas novidades para auxiliar no
processo de ensino aprendizagem de seus educandos. A proposta de usar a
tecnologia é estimular a aprendizagem e incluir os deficientes no ambiente
escolar, por isso é importante que as ferramentas escolhidas promovam a
interação entre as crianças de forma lúdica para o seu desenvolvimento.
Hoje os computadores podem ser utilizados por todos os
aluno, inclusive os com deficiência, seja qual for sua modalidade, visto que
atualmente existe no mercado uma grande variedade de softwares que atendem as
especificidades de cada deficiência.
Esse é o caso da escola estadual “Prof.
Cecilia Guimarães Bento”, localizada no município de Arandu-SP, nas disciplinas
que exigem a leitura e compreensão de textos a escola disponibiliza um notebook
a cada aluno com deficiência visual, onde o professor prepara sua aula e coloca
no software TextAloud, onde o mesmo transforma os textos em áudios, a diretora
da Instituição escolar nos conta: “A necessidade dessa nova ferramenta surgiu no
início de nosso ano letivo, quando
recebemos 5 novos alunos com deficiência visual, já que antes contávamos com
apenas 1; antes a gente dava um “jeitinho”, geralmente havia uma estagiária
para auxiliar aquele único aluno, mas com a demanda de 6 alunos confesso que
toda a equipe ficou assustada, foi onde uma professora deu essa ideia
inovadora”. O software permite que o aluno sozinho de início aos áudios no
momento que desejar, é utilizado por alunos do 6° ano do ensino fundamental (11
anos) ao 3° colegial (17 anos), ou seja, é de fácil manuseio, permite que
qualquer um possa utiliza-lo.
Esse software TextAloud é um programa que permite
sintetizar e gravar a fala a partir de textos, pode ser utilizado como auxiliar
de leitura, correio eletrônico, páginas da web, livros em formatos digitais,
entre outros, podendo ser utilizado não apenas por pessoas com deficiência
visual, mas também com deficiência mental, dislexia oucomo ferramenta de
comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação
verbal. Seu impacto depende de como essa tecnologia vai ser adotada pela escola
e pelos seus profissionais, uma das maneira de obter sucesso com essas
tecnologias é por meio de uma formação continuada dos educadores. Pode se
observar que as estratégias, a escolha dos softwares educativos e o
planejamento das atividades são de suma importância, uma vez que permite a
compreensão e a realização correta das atividades propostas.
Alunas:
Daniela Niza Prado- RU 1174979
Mirella Taiane Dias dos Santos- RU 1144863
Lençóis Paulista-SP
28/08/2017
Comentários
Postar um comentário